Perguntas Frequentes

O que são rochas naturais?

O movimento dos veios nas rochas representa centenas de milhares de anos no processo de sedimentação do solo do planeta, bem como as texturas e cores em que podem ser encontrados. Metamórficas ou sedimentares, magmáticas ou ígneas, o Brasil é o país da rocha natural, porque tem em seu solo os mais diversos tipos de materiais – mármores, granitos, quartzitos, limestones, ardósia, basalto, pedra sabão, entre outras dezenas de pedras ornamentais, do clássico ao super exótico, e até semipreciosos, das mais diversas tonalidades, de todas as durezas, podendo atender necessidades simples, bem como ousados e exigentes projetos.

O que é o Mármore?

O Mármore é uma rocha metamórfica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão extrema. Por isso as maiores jazidas são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica.

O que é o Granito?

O Granito é um tipo comum de rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composto essencialmente por quartzo, mica e feldspato. É encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.

O que é o Quartzo?

O Quartzo é um material industrializado, composto de pó de quartzo natural (retirado a partir de restos de mineração), resina de poliéster e pigmentos.

O que é o Prime?

O Prime é um material industrializado fabricado a partir do pó de mármore prensado com resina acrílica, podendo ser tingido com as mais diferentes cores e texturas.

O que é o Quartzito?

O Quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo. Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita.

O que é Basalto?

O Basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, podendo ainda conter grandes quantidades de vidro. Geralmente possui a cor escura acentuada.

Quais os tipos de texturas?

  • Escovado: tem por característica ter pouco brilho, textura acetinada e rugosa, causando um efeito opaco. Em mármores dá destaque aos veios e em granitos o resultado é um acetinado suave. O processo de escovação é realizado com escovas abrasivas.

  • Levigado: trata-se do primeiro corte bruto da pedra, ainda sem outros refinamentos, causando um efeito opaco e liso, mantendo a cor natural da pedra. Todas as pedras passam por esse estágio inicialmente e no levigado a pedra é finalizada assim.

  • Apicoado: mais rústico, é feito com ponteiras que dão pancadas sobre a pedra, deixando um aspecto rugoso intenso. Não é indicado para mármores, pois a pedra pode trincar ou quebrar. Já em granito, é utilizado em pisos de áreas externas, por ficar antiderrapante.

  • Flameado: fogo em alta intensidade passa por cima das chapas, causando um contraste térmico que torna os mármores e granitos mais opacos e com discreta textura rugosa e mais rústica.

  • Polido: é a textura mais conhecida e mais utilizada no Brasil, podendo ser feita em mármores,  granitos, quartzitos, basaltos. O polimento garante lustro, brilho e um aspecto vitrificado.